quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Marrocos: A incrível viagem para a África


"Não importa o quanto seu coração esteja aflito, se você continuar acreditando, o sonho que você deseja se tornará realidade!" - Cinderela

E foi exatamente isso! Um sonho se tornando realidade. Antes de vir para a Inglaterra fazer o interâmbio, eu tinha dois sonhos: Conhecer Marrocos e a Croácia. E os dois se realizaram em duas semanas seguidas. Jamais imaginei um dia pisar na África, conhecer outros continentes, e já estava feliz e realizada po vir para a Europa. Mas ainda faltava mais um sonho, e ele se realizou!

Posso dizer que foi a melhor viagem que fiz durante os 6 meses de intercâmbio e viagens, porque foi com grande parte dos amigos parceiros de intercambio que moram comigo, todos brasileiros lindos e fofos. Foi sensacional! Só bagunça, risada, aventuras e muuuuuiiiiitoooo deserto pela frente! hahaha. Posso dizer, que depois dessa viagem, já não queria largar deles nunca mais. Queria levar todos no bolso de volta para Rio Preto! <3Enfim, vamos lá!
Quando pensamos em ir para Marrocos, decidimos fazer um tour guiado, pois não tínhamos noção do que fazer por lá, e sozinhos achamos perigoso. Portanto, recomendaram muito para mim o guia turístico Omar comigo na foto ao lado), que realiza a muito tempo esse tour. O site dele é este >aqui<. Fechamos com eles para um grupo de 13 pessoas, e por isso saiu com um desconto maior. Recomendo MUITO o tour com o Omar. Ele foi simplesmente sensacional! Muito gente fina, prestativo, animado e nos levou nos lugares mais lindos desse mundo!


Chegamos em Marrakesh a noite, e fomos conhecer a famosa praça, onde tem de tudo para se comprar por preço muuuito barato. Mas detalhe: Marrocos é o país da Barganha! Você sempre vai conseguir pagar mais barato ainda no que quer que compre. E nosso jantar foi delicioso! Legumes, carne e arroz. E pão em todas as refeições.

Uma curiosidade sobre Marrocos: Todo lugar que você for, se hospedar ou visitar, eles irão te oferecer chá! E um chá delicioso!
 Tour - Dia 1:
Nosso primeiro dia começou bem cedo. Estávamos indo em direção ao deserto, e para isso, tinhamos que atravessar a cadeia de montanha do Atlas, (foto à direita), cordilheira localizada no Noroeste da África. E por incrível que pareça, estava frio. Um pouco pela altitude, e um pouco pela época do ano que fomos. Segundo o Omar, Maio é um dos melhores meses para visitar Marrocos, porque as temperaturas são boas, nem frio (porque essas montanhas chegam a ter neve durante o inverno) e nem tão calor, igual em Agosto, quando chega fazer 50º o Deserto. 

São nas montanhas do Atlas que são encontradas as árvores de Argan, as Argânias, matéria-prima  do famoso óleo para cabelos, pele, e tudo mais. Conhecemos então a Cooperativa, onde as mulheres extraem do fruto seco da árvore o tradicional óleo. 

E nosso passeio era cheio de surpresas. Andávamos um pouco e de repente o Omar falava: Vamos parar aqui. Para vocês admirarem a vista. E sim, realmente era incrível. No meio do nada, parávamos e encontrávamos vales, estradas sobre as montanhas, tudo maravilhoso. 

E nosso almoço foi maravilhoso! Achávamos que não íamos comer tão bem por lá. Mas por mais surpreendente que seja, todas as refeições eram deliciosas! Todas tinham o tradicional pão marroquino, saladas de entrada, o prato principal e por fim sobremesa, que, nesse dia foram frutas deliciosas! E o preço? CARO????? Não! 1345 Dirhams, a moeda marroquina, que não dava nem 10 euros por pessoa. 





A próxima parada foi conhecer o estilo de vida dos povos Baréberes e visitar uma Kasbah, que por muito tempo desempenhava o papel de castelos fortificados. Serviu de refúgio para pessoas e animais, protegendo do frio e calor extremos e outras ameaças. Tem um estilo único, tudo feito de barro e palha, pois serve de isolante térmico. Kasbah, ao fundo, à direita na foto abaixo. 
  

Paisagens maravilhosas!



Cidades Marroquinas

 Dizem que as rochas tem formatos de dedos... hahaha

Las gargantas de Dades. Deixa a Serra de Santos até bonitinha.

Tour - DIA 2:

A vista do nosso hotel! (As paredes eram de barro, a cama era dura, e era lindo! E tinha a vista mais linda desse mundo.) E claro, também fomos recepcionados com o tradicional chá!

O primeiro Dromedário da viagem! <3 Fofo, posando para a foto!
DETALHE: Isso não é camelo Rafa? Não! Camelo e dromedário são animais diferentes, e a principal diferença é a corcova deles, camelo tem duas enquanto dromedário tem apenas uma.


E se me perguntarem o que eu achei de Marrocos, tenho 1 hora de diálogo para falar tranquilamente. O lugar mais exótico que já conheci. Ao mesmo tempo que estávamos andando em estradas desérticas, encontrávamos um verde lindo como esse. É o milagre do deserto, digamos. E onde tinha água, tinha verde, tinha cidade! :)

Um pouco da vida cotidiana: mulheres lavando roupas, tapetes à beira do rio.

Fomos em um outro tipo de "garganta": Dessa vez, Las Gargantas de Todra. Dêem uma olhada no tamanho do carro perto das rochas ao lado. Era MUITO alto. O lugar era maravilhoso. Tinha esse riozinho correndo, umas crianças nadando e brincando, e até um monte de cabritos à beira da água para se refrescar.  Na foto abaixo é possível ver uma construção, na base desse monstro de pedra. Era um hotel, restaurante, bem chiquezinho por sinal. Passamos lá rapidamente para admirar esse outro tipo de Garganta, e então, continuamos nosso caminho em direção ao Deserto de Merzouga. Andamos MUITO, desde Marrakesh até chegar ao hotel onde íamos deixar nossas coisas para ir ao deserto. E no meio do caminho íamos nos deparando com essas paisagens e pontos turísticos maravilhosos!



Mas é claro que, antes de chegar ao deserto, precisávamos nos preparar! hahahaha O que seria um caminhante do deserto sem seu turbante? Já digo: foi o momento mais engraçado do passeio, quando todo mundo comprou seus turbantes. Já nos sentíamos marroquinos! hahahaha.

E é claro, rumo ao deserto, com emoção! Rali em cima do Jipe, não é pra qualquer um!

Deserto do Saara ao fundo, e o Matheus! :)

E FINALMENTE, A PARTE MAIS EMOCIONANTE DE TODO O PASSEIO! #partiu Deserto!
Preparamos os camelos, deixamos nossas coisas no hotel spa (olha que chique), e fomos então passar a noite mais aventura da minha vida no meio do deserto!




  
O passeio é incrível! Dromedário não é nada confortável, mas nos acostumamos rápido! haha Estava até dirigindo sem as mãos! \o/
Chegamos nas tendas onde íamos passar a noite no meio do deserto do Saara, e tivemos uma recepção calorosa! Jantar 5 estrelas (de verdade), e até música para alegrar a noite!




Tour - Dia 3:
O nascer do sol mais lindo do mundo! Acordamos as 6h da manhã, e escalamos uma duna que tinha em frente ao acampamento para assistir esse espetáculo! Cara de sono, frio, o corpo todo coberto de areia, mas só melhorou ainda mais a experiência: Inesquecível!




Depois do show de luzes do deserto, pegamos nossos dromedários e voltamos para o hotel onde tínhamos deixado nossas coisas no dia anterior. TODOOOO MUNDO SEM BANHO! \o/ ahahahaha. Podemos falar, já ficamos um dia sem tomar banho, mas por um bom motivo, estávamos no deserto do Saara e não tinha água nem pra lavar o rosto! E o hotel era maravilhoso! Tinha essa piscina gigaaaante que a galera entrou pra nadar, mas tava frio! :( Sim, frio no deserto.

 Pausa para ouvirmos uma músiquinha:

E então, o almoço no melhor restaurante do mundo: pizza na sombra de uma árvore nas terras áridas da África! Com direito a Coca-Cola. Até eu que não tomo refrigerante tive que tomar um pouco! hahaha
Após o almoço, pegamos estrada em direção a Marrakesh novamente. Mas é claro, a distância é muito longa, paramos no caminho em mais um hotel deliciosoooo, que aí sim, nadamos mesmo estando frio! hahaha

Tour - Dia 4: Hora de dar tchau! :(

Mais uma vez, estraaaada novamente! Pra quem estava andando só de trem e metrô nos últimos 6 meses, cansei de andar de carro! hahaha. E pior, as estradas eram suuuuper cheias de curvas, porque estávamos cruzando novamente a Cordilheira do Atlas, e é claro, um monte de gente ficou enjoado, inclusive eu! 
 E é claro, eu fiz vários amigos exóticos na África! hahaha
Esse camaleão era o Pascal, que estava na África de férias após estrelar em Frozen.
Esse era o Mohamad Alibaba, que nunca tinha beijado uma Brasileira. Ficou todo feliz.
 Esse galã, o Mustafá, só queria um pouco de colo. Cansado da jornada, tadinho.
E essas, Naja e Najibe, só amedrontaram no início, mas eram super simpáticas.

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, foi isso! AMEEEIIII MARROCOS COM TODAS AS FORÇAS!

GA$TO$:
Tour: 150 Euros por pessoa (pacote para 13 pessas), incluso hospedagem, passeios, e jantares.
Passagens aéreas: 66 libras ida e volta de Londres. (Ryanair)

Comida: 30 libras, que convertando para a moeda deles deu mais de 300 dirhams! (ricos)
Souvenirs: 40 libras.

Como era um lugar que me falaram que era "barato", saí da Inglaterra com 70 libras e prometi pra mim mesma: TEM QUE DAR PARA OS 4 dias! E DEU! muhaha!



Por fim, foram os 4 dias de viagem mais divertidos de todo o intercâmbio! Viajamos com toda a galera, o que deixou a viagem ainda mais animada! O Omar não aguentava mais nós gritando: "Omaaaaar, LIGA EL WIFI", que tinha dentro da Van, olha que chique! hahaha. Quando não era o wifi, era, "OMAAAAAAR, QUEREMOS LA COMIDA"! Até que ele disse: "Vocês custam caro", de tanto que queríamos comer! hahaha. Esses brasileiros esfomeados. 
Marrocos foi sensacional. Valeu cada segundo, cada centavo gasto.
E fica a dica como um lugar barato para viajar. Contando TUDO, tour, passagem aérea, comida, souvenirs, gastei menos de 250 libras! Menos de 1000 reais para passar 4 dias na ÁFRICA! Quando isso aconteceria no Brasil? Nunca!
Até a próxima pessoal! :)

E, em vídeo, fica um pedaço dessa experiência maravilhosa para nós! ASSISTAM! FICOU LINDO!
BEIJOOOOSS, de todos os meus amigos lindos companheiros dessa viagem maravilhosa e de CSF: Lu, Deia, Will, Cecilia, Cibele, Livia, Ana, Nina, Marina, Matheus, Cris e Lore! :)

6 comentários:

  1. Nossa Rafa que barato!!! Como vc falou nunca que daria pra fazer isso daqui do Brasil..

    ResponderExcluir
  2. "Olá! Adorei o seu blog e vou partilhar com meus amigos e clientes. Super interessante, super focado e uma visão diferentes sobre viagens.
    Como sei que gosta muito de viagens e ajudar gostaria de aproveitar para o convidar a conhecer o site do meu projecto em Marrocos (http://www.viagens-em-marrocos.com) e quem sabe ainda viajamos juntos.
    Obrigado.
    Omar"

    ResponderExcluir
  3. http://www.MaroccoEscursioni.com Viagens e turismo empresa de transporte foi criado e gerido por uma equipa profissional que tem uma vasta experiência na organização de viagens. Mais de 14 anos, oferecemos viagens para o indivíduo e facilitar a sua viagem para o Marrocos, com excelentes serviços durante sua estadia em Marrocos atrás
    http://www.maroccoEscursioni.com Nosso Companhia turismo tem sido líder de mercado oferecendo passeios e excursões de Marrakech nas melhores condições com preços razoáveis. Hoje continuamos nosso compromisso e oferecendo um dos melhores serviços, marketing e oferecendo aos nossos passeios e excursões 4 × 4 no deserto com preços justos.
    Propomos passeios de um dia: excursão para Essaouira, Imlil Tour e as montanhas do Atlas, Ait benhaddou turnê, Cachoeiras de Ouzoud circuitos tanto quanto vários dias atrás, o deserto do Saara e do grande sul marroquino: Ouarzazate, Zagora, dunas circuito Merzouga e Marrakech para Fes via Erg Chebbi em Merzouga com passeio de camelo e passar uma noite inesquecível no acampamento nômade no deserto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela, estou com passagem comprada para uma viagem de 8 dias pelo Marrocos. Um amigo aqui de SP que é marroquino fechou um grupo e vamos nessa. Fui eu que elogiei teu blog no Facebook. Depois vamos esticar uma semana em Londres para visitar uma amiga que vive lá e é bióloga como você. Ela é formada na UNESP de Botucatu. Eu e minha esposa somos geógrafos, embora não atuantes na área. Tuas fotos são ótimas e os relatos muito leves e interessantes. Eu já estava animado para a viagem, agora fiquei um pouco mais...rsrs. Eu tenho um blog de poemas autorais e letras de canções autorais, se tiver a curiosidade de visitar, é www.folhadecima.blogspot.com
    Um beijão e prazer em conhecê-la.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blogue tem muitas informações e dicas sobre Marrocos parabéns , aqui deixo meu web site para mais informações www.viagens-em-marrocos.com

    ResponderExcluir